Médica medindo a pressão arterial de paciente | Alimentos que ajudam a regular a pressão

Alimentos que ajudam a regular a pressão

A pressão alta é um dos problemas que mais atinge os brasileiros. Seja por causas hereditárias ou por hábitos criados durante a vida, este problema é sempre uma queixa nos consultórios médicos, fazendo com que muitos pacientes tentem encontrar formas de regular a pressão. É uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, pode demorar a ser identificada, requerendo um acompanhamento maior dos médicos para identificar o aumento da pressão arterial. Apesar de ser mais comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer em jovens e, quando isso acontece, o fator hereditário é o maior responsável.

As doenças do coração são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil, e a hipertensão arterial tem grande ligação com esses problemas. Infartos, derrames e até insuficiência renal podem ser causados pela pressão alta, e é importante que os pacientes saibam disso e se conscientizem acerca da importância de consultar o médico com regularidade e de manter o controle da pressão, ainda que seja fazendo a medição em casa ou em farmácias.

Os fatores que levam à hipertensão também podem ser advindos de problemas emocionais, como a ansiedade, depressão, ou até mesmo o estresse do dia a dia. E quando isso ocorre, talvez provoque mais sintomas do que o normal, facilitando para o paciente relacionar o sentimento de ansiedade com a pressão que está subindo. Terapia, técnicas de respiração, medicações e atividades físicas podem auxiliar na melhora da estabilidade emocional e fazer com que ela reflita na pressão arterial. Porém, é importante ressaltar que apenas isso não é suficiente.

A importância da alimentação

A alimentação é a base de qualquer tratamento e pode trazer benefícios inimagináveis na luta contra a hipertensão. Uma dieta rica nos componentes ideais pode não só regular a pressão, mas também proporcionar mais qualidade de vida ao paciente e evitar futuros problemas mais graves, como infarto e derrame. Confira a seguir alguns alimentos que ajudam a regular a pressão e que podem te ajudar a ter mais saúde.

Restrição no consumo de sal

A principal orientação ao paciente hipertenso é reduzir a quantidade de sal na alimentação, além de evitar alimentos que tenham o teor de sódio alto. Isso ajuda não só a manter a pressão mais baixa, mas também auxilia na análise do médico em relação a melhor da dieta para aquele paciente.

Apesar da recomendação de reduzir o sal da dieta ser tão radical, pois muitas pessoas pensam que a comida vai ficar sem gosto e ruim, há muitas outras formas de manter o sabor das suas refeições. Criar o hábito de utilizar alho, ervas e especiarias, pode fazer com que a comida fique ainda mais saborosa do que era.

Alho, ervas e azeite

Como foi dito antes, o alho é uma ótima alternativa para ajudar a substituir a falta do sal, pois é um grande aliado dos hipertensos, proporcionando um sabor forte aos alimentos. Além do mais, o alho é uma grande fonte de vitamina C, possuindo um grande poder antioxidante que, combinado ao magnésio, ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e alivia a pressão do sangue.

A cebolinha, a salsa, o coentro e o manjericão também dão aquele toque a mais aos alimentos. Eles ainda têm o papel de facilitar na adaptação do paciente à dieta, pois como a comida continuará gostosa, o incentivo é grande para continuar seguindo as regras de controle da pressão.

A substituição do óleo de cozinha pelo azeite é um grande passo, pois o azeite é rico em ômega 3, substância também presente no salmão, sardinha e atum, e que auxilia na vasodilatação, aliviando a pressão sanguínea.

Leite e derivados para regular a pressão

O leite e seus derivados são grandes fontes de sódio e minerais, além de estimularem a eliminação do sódio no organismo. Podem ser consumidos em pequenas porções diárias e em forma desnatada, não só o leite, mas também iogurtes e queijos.

A manteiga, o requeijão e a margarina devem ser consumidas nas versões sem sal e de preferência light ou diet. Regular toda a dieta de acordo com as limitações de sal é muito importante para melhorar mais rapidamente a pressão e também para que seu corpo se acostume com a falta de sódio.

A obesidade e a hipertensão

O indivíduo obeso tende a se alimentar em grandes quantidades, consumindo doces, carnes, frituras e embutidos em excesso. Isso provoca um aumento da pressão e de diversas outras taxas como a diabetes, triglicerídeos etc.

Uma rotina de exercícios físicos combinados a uma dieta própria para hipertensos pode proporcionar não só o emagrecimento, mas a regularização das demais taxas. É um caminho longo e cheio de obstáculos a se percorrer, mas a boa saúde recompensa tudo.

Quais alimentos são inimigos na hora de regularizar a pressão?

Alimentos com muita gordura e sódio provocam inúmeros males para o organismo, pois aumentam a formação e o acúmulo de placas de gordura no sangue, obstruindo artérias e aumentando a pressão sanguínea. Segue abaixo uma lista de alimentos que devem ser evitados em caso de hipertensão arterial:

  • Doces variados;
  • Temperos prontos;
  • Molhos prontos;
  • Alimentos embutidos e em conserva;
  • Bebidas alcoólicas, gaseificadas e artificiais;
  • Carne vermelha.

A boa alimentação é a chave para a boa saúde

As dicas alimentares são infinitas e quase todo diagnóstico começa com uma mudança na alimentação. Os efeitos da alimentação ruim podem levar à hipertensão, como vimos no texto, mas também podem causar inúmeros efeitos no trato digestivo.

O blog do Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, sempre traz dicas para te informar sobre melhores hábitos alimentares, a importância da atividade física, melhores alimentos para o trato digestivo e esclarecer dúvidas sobre os nossos procedimentos. Quer acompanhar nossos textos? Assine nossa Newsletter e fique de olho em todas as novidades e dicas relacionadas à saúde. Cuide-se!