aveia

Aveia: o cereal que precisa fazer parte da sua dieta

Conhecida aliada de quem busca uma dieta saudável, a aveia é um cereal de alto valor nutricional. Rica em fibras, vitaminas (sobretudo dos grupos B e E), carboidratos, proteínas e minerais como ferro, zinco e selênio, é considerada um alimento funcional, pois além de contribuir com o bom funcionamento do organismo, também atua na prevenção de uma série de doenças, principalmente se ingerida todos os dias. Abaixo, listamos os motivos pelos quais o consumo de aveia deve fazer parte do seu dia a dia.

Benefícios do consumo de aveia

Entre os inúmeros benefícios da ingestão do cereal, destacam-se:

Aumenta a sensação de saciedade

Os carboidratos da aveia são considerados carboidratos complexos, pois são compostos de fibras cuja absorção é bastante demorada. Assim, seu consumo é indicado para quem quer emagrecer, pois diminui a fome e, consequentemente, a ingestão calórica tende a ser menor.

Controla os níveis de glicose no sangue

Por serem absorvidas de maneira lenta, as fibras da aveia prolongam a sensação de saciedade, o que faz com que o organismo entenda que não há necessidade de liberar mais glicose.

Facilita a digestão

As fibras presentes em grande quantidade neste cereal, ao entrarem em contato com a água no organismo, formam um gel que contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, estimulam o desenvolvimento da microbiota intestinal, contribuindo para a proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo.

Reduz o colesterol

O consumo de aveia dificulta a absorção de diversos tipos de gordura pelo organismo, sobretudo as gorduras trans e saturadas, evitando assim que elas se transformem em colesterol ruim (LDL). Além de regular a produção desse tipo de colesterol, ela ainda auxilia na sua eliminação.

Qual a diferença entre aveia em flocos, farinha ou farelo?

A aveia pode ser consumida tanto em flocos integrais, quanto na forma de farinha ou ainda de farelo. Na forma de flocos, são preservados todos os nutrientes acima citados, pois corresponde à trituração do grão completo. O farelo, por sua vez, é feito da parte externa do grão, preservando as fibras do alimento. Já a farinha é obtida por meio da moagem da parte interna do grão de aveia, descartando, assim, as fibras, mas ainda mantendo grandes quantidades de outros nutrientes.

Formas de incluir a aveia no seu dia a dia

Por ser um alimento altamente versátil, a aveia pode ser consumida em diferentes momentos do dia. Na forma de farinha, pode ser usada em substituição à tradicional farinha de trigo na preparação de bolos, pães e biscoitos. Já o farelo ou a aveia em flocos podem ser adicionados diretamente a porções de frutas, vitaminas, iogurte ou leite.

Contraindicações

Apesar de possuir tantos benefícios, a aveia deve ser evitada por quem possui intolerância ao glúten, uma proteína que pode ser encontrada na aveia por contaminação do trigo (já que, usualmente, estes cereais são processados para consumo nos mesmos equipamentos).

Também pode ser prejudicial a quem tem a síndrome do intestino irritado, pois quem sofre deste mal deve priorizar alimentos de fácil digestão. Por fim, não é recomendada para crianças com menos de seis meses, visto que nessa idade o aparelho digestivo ainda não está preparado para digerir as fibras de forma eficiente.

Conheça o Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro

Além dos casos citados acima, é importante lembrar que a aveia, como qualquer outro alimento, pode ser nociva se consumida em excesso. Em caso de dúvida ou para obter mais informações, procure sempre um médico especializado. No Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro você encontra uma equipe formada por profissionais altamente qualificados para atendê-lo. Marque sua consulta agora mesmo! Estamos em Copacabana e no Rio Comprido.