A azia é um problema pequeno, mas que incomoda muito e que pode estar sinalizando outros quadros mais graves. Ela pode aparecer após ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ou de um alimento que tenha feito mal e, nesses casos, é absolutamente normal que a sinta. Porém, quando se torna algo recorrente, pode ser sinal de um problema mais preocupante, e é importante investigar.
A sensação de queimação ou ardência no estômago ocorre quando há o refluxo de material ácido vindo do estômago para a garganta ou o esôfago. Se a azia estiver muito intensa, pode provocar gosto amargo e ácido na boca e arrotos.
Causas da azia
A azia normalmente é causada por problemas digestivos, e o problema aparece quando a válvula que controla o esfíncter esofágico não funciona adequadamente, liberando o ácido do estômago para o esôfago, provocando os sintomas de gases, queimação, dor na garganta, estômago e boca. A queimação realmente acontece e não é só uma sensação, pois o fluido digestivo do estômago irrita o revestimento da garganta e esôfago.
Sintomas da azia
É comum que os sintomas da azia ocorram à noite ou após consumir uma grande refeição. Os sintomas mais comuns da azia são a sensação de queimação, desconforto, dor, refluxo, gosto amargo na boca, sensação de empanzinamento e náuseas. Em caso de indigestão frequente, é importante buscar um médico.
Fatores de risco
Alguns quadros aumentam o aparecimento da azia, como a hérnia de hiato, a gravidez, o uso excessivo de medicamentos, o alcoolismo, a obesidade, o cigarro, o refluxo e o estresse.
Alimentos que podem causar azia
Muitos alimentos podem causar ou acentuar os sintomas da azia, como:
- Cafeína no geral;
- Pimentas;
- Chocolate;
- Cebola;
- Frituras;
- Refrigerantes;
- Ketchup.
O alívio que um copo de leite gelado proporciona é apenas momentâneo, mas na verdade pode acabar piorando a queimação pelo fato de ter um pH baixo e ser rico em gorduras. O que pode realmente aliviar os sintomas, e de forma mais duradoura, é um copo de água gelada.
Como acabar com a azia
A ajuda médica deve ser buscada se a azia for constante e/ou surgirem sintomas mais graves, como vômito, fezes escuras, dor no peito com sensação esmagadora, dificuldade para engolir, ou se o paciente desconfiar que algum medicamento está causando o mal. Normalmente a azia é de fácil diagnóstico, mas caso precise investigar as causas normalmente, o exame a ser feito é a endoscopia digestiva alta.
No caso de azia ocasional, o mais recomendado é a mudança de alguns hábitos, como comer em porções menores, reduzir os alimentos que podem provocar azia, controlar o estresse e se atentar aos efeitos dos medicamentos.
Azia pode ser sinal de outras doenças
A azia pode sinalizar outras doenças e, por isso, é importante estar atento aos sintomas e à frequência em que acontece. Por essa razão, é necessário o acompanhamento constante de um médico especializado, como os que você encontra no Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, para que o quadro seja tratado no início. Fale conosco e agende sua consulta.