ilustração de balão gástrico | Balão Gástrico: conheça esse método de emagrecimento

Balão Gástrico: conheça esse método de emagrecimento

Na atualidade, muitas pessoas sofrem com a obesidade ou o excesso de peso. Uma das explicações para esse fenômeno mundial é o mau hábito alimentar. As redes de fast food se tornaram populares nos últimos anos e, além de conquistarem pela comodidade, agradam ao paladar de muita gente.

Reflexo direto desse modo de viver é o aumento na quantidade de pessoas doentes. A obesidade e o excesso de peso geram reflexos em nossa saúde que vão além da aparência física. A ingestão de grande quantidade de gorduras, por exemplo, pode provocar o aumento do colesterol e infarto. Devido ao aumento de casos de obesidade no mundo inteiro, também foi observada a crescente procura por procedimentos para eliminação de peso.

Uma das técnicas mais utilizadas e conhecidas no mundo, quando o assunto é obesidade, é a redução de estômago. Entretanto, casos menos severos de obesidade podem ser tratados com o uso do balão gástrico. Como o próprio nome diz, trata-se de um dispositivo em forma de balão que é inserido no estômago do paciente. Esse procedimento é recomendado para pessoas que não atingiram o peso recomendado para a redução de estômago e que possuem dificuldade para a eliminação de peso.

Geralmente é uma técnica recomendada para pacientes que se encontram em vias de serem obesos. Esse balão intragástrico é introduzido no aparelho digestivo sem a necessidade de cirurgia.

Como uma endoscopia, esse balão é inserido no órgão. Para não causar dores ou incômodos ao paciente, são administradas substâncias analgésicas e sedativas. Ainda murcho, o balão é conduzido pelo médico até o estômago por meio de uma haste. Assim que devidamente posicionado, a próxima etapa é inflar o balão gástrico.

Como age o balão gástrico?

Para que ele ocupe parte do estômago, o balão intragástrico é inflado com uma solução de soro de coloração azul de metileno. O preenchimento varia entre 400 a 700 ml, levando sempre em consideração a necessidade do paciente.

A utilização do balão gástrico é para que a pessoa tenha a sensação de saciedade mais rapidamente. Como o objeto ocupa parte do estômago, o corpo entende que estará satisfeito ao preencher o espaço restante com determinada quantia de alimento.

Diferentemente da redução de estômago, que é capaz de promover a mesma função no organismo, a técnica do balão intragástrico para perda de peso possui inúmeras vantagens. A primeira é a maneira de aplicação, que dispensa internação e intervenção cirúrgica. Por sua vez, o paciente não necessita ficar internado e é dispensado do pós-operatório, quando comparado ao outro método.

Devido a essa facilidade, o procedimento para implantação do balão gástrico pode ser feito em ambulatório médico. Como não há necessidade de cortes, o paciente não corre riscos de contrair infecções e pode retomar suas atividades duas horas após a aplicação. Também não há restrições médicas em relação à prática de atividade física após a colocação do balão intragástrico. A prática não é invasiva ao organismo.

A grande vantagem do uso do balão gástrico está no curto período de tempo necessário para a eliminação de peso. Dependendo do tamanho do balão, ou seja, da quantidade de soro introduzida no balão gástrico, o retorno é extremamente satisfatório, tendo em vista outras formas de emagrecimento.

Além de apresentar estas vantagens, é uma técnica reversível. O balão pode ser removido a qualquer momento, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

A utilização do balão gástrico para emagrecimento saudável está crescendo no mundo. A manutenção do dispositivo de emagrecimento pode variar de 6 meses a um ano, levando em consideração o prazo de validade de cada produto. Para saber mais, basta fazer contato com a equipe do IDigestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, especializada na implementação de balão gástrico!