doutora conversando com sua paciente no consultório | Check-up gastrointestinal: prevenção além do Outubro Rosa

Check-up gastrointestinal: prevenção além do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que vem conquistando cada vez mais adeptos. O principal objetivo dessa ação é prevenir o câncer de mama e evitar que mais mulheres sofram com esse problema.

Mas, além de educar as pessoas sobre a importância de exames preventivos e idas regulares aos especialistas, também é essencial usar essa campanha para ensinar os pacientes sobre outros tipos de doenças e as melhores formas de prevenção.

Nesse contexto, é muito importante citar os distúrbios gastrointestinais. Essas enfermidades podem ser extremamente graves e, dependendo do quadro, podem até levar à morte.

Mas o que são doenças gastrointestinais?

Pode-se entender como problemas gastrointestinais aquelas doenças que atingem o sistema digestivo do paciente, podendo afetar o estômago, intestino e outros órgãos desse sistema.

Quais os problemas mais comuns?

Entre as doenças gastrointestinais mais comuns nos pacientes, é possível citar a gastrite, intestino irritável, má digestão, refluxo gastroesofágico, úlcera, gases, prisão de ventre, entre muitas outras.

E como prevenir essas doenças?

Assim como na prevenção do câncer de mama, é fundamental que os pacientes observem seu corpo para evitar um diagnóstico tardio de possíveis doenças gastrointestinais.

Uma das dicas mais importantes é que o paciente fique atento aos sintomas apresentados por ele, como dores estranhas e prolongadas, incômodos contínuos e muito mais. Observar esses indícios é indispensável.

Além disso, também é indicado que todos os pacientes realizem exames especializados com certa regularidade. Um check up gastrointestinal é determinante para um início de tratamento de pessoas que sofrem com problemas desse tipo.

Como é feito um check-up gastrointestinal?

O primeiro passo para qualquer check-up é agendar uma consulta. Durante o atendimento, o médico irá analisar o quadro do paciente e orientá-lo para a realização dos exames.

Normalmente, os especialistas solicitam aos seus pacientes exames de sangue, urina e métodos para captação de imagem dentro do corpo, como, por exemplo, a endoscopia.

Dependendo da necessidade do paciente, essa lista pode aumentar. Tudo está sujeito a mudanças, de acordo com a análise do médico e os sintomas sentidos por cada pessoa.

Quais são as vantagens dos exames gastrointestinais?

Realizar os exames preventivos é extremamente vantajoso. Entre os principais benefícios desse check up, pode-se mencionar:

diagnóstico precoce: uma das grandes vantagens é entender o problema do paciente de forma precoce, impedindo que a doença evolua e que os sintomas se tornem ainda mais graves.

tratamento correto: outro benefício é que, após o check up, já é possível que o médico inicie o tratamento para o seu paciente, já que o especialista poderá ver e analisar o quadro dele.

Qual a periodicidade para fazer um check up gastrointestinal?

O tempo certo depende de diferentes aspectos, como idade e fatores de risco. Mas o mais indicado é que o paciente realize, pelo menos, uma vez ao ano esse tipo de check up.

Onde realizar esses exames?

Um dos locais que oferece diferentes exames aos pacientes é o Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, especializada em diagnosticar e tratar doenças gastrointestinais.

Entre os exames oferecidos pelo IDigestivo, estão: colonoscopia, endoscopia digestiva, além de diferentes procedimentos cirúrgicos, como a videolaparoscopia.

A equipe médica da clínica é altamente capacitada, estando apta a atender os pacientes com extrema qualidade, recuperando a sua saúde e trazendo mais bem-estar a sua rotina.

Para agendar uma consulta, é possível acessar o site do ID ou entrar em contato e solicitar um atendimento. A clínica funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h, em Copacabana e em Rio Comprido. Faça contato e obtenha mais informações!