Médico e homem idoso sentados em maca conversando | Como se recuperar de uma endoscopia

Como se recuperar da endoscopia

Uma alimentação ruim pode causar alguns incômodos como queimação e dores no estômago, mas sintomas como esses também podem estar ligados a questões mais graves que só podem ser identificadas através de exame clínico. O exame para reconhecer a razão desse tipo de incômodo é a endoscopia.

Como a endoscopia é feita?

A endoscopia digestiva alta é feita com um tubo sensível para analisar o esôfago, o estômago e parte do intestino delgado. O paciente é sedado para que seja realizado o procedimento, e passa todo o tempo inconsciente. O sedativo é intravenoso, e também pode ser aplicada anestesia local na garganta, de acordo com a escolha do especialista e do paciente.

O exame é feito após o paciente ficar inconsciente, com um chip que faz as capturas das imagens passando pelo esôfago, estômago e duodeno, e a exibição das imagens é feita em tempo real. O paciente não sente nenhuma dor, mas pode haver pequenos reflexos manifestados posteriormente.

Efeitos e recuperação da endoscopia

Uma vez que o indivíduo é sedado, o ideal é ter companhia para a saída do hospital, pois a concentração fica afetada e o paciente não fica tão hábil devido aos efeitos do sedativo. Após o procedimento, pode ser que ocorra dificuldade para engolir e sensação de inchaço no estômago por causa do ar que é colocado pelo endoscópio.

O ideal para recuperação é manter o repouso, visto que suas habilidades podem ser afetadas por causa dos anestésicos. Dentro de algumas horas os efeitos do sedativo passam completamente e não irão mais interferir nas suas atividades.

Endoscopia no Instituto Digestivo

Para realizar o procedimento, é importante procurar um bom profissional para que tudo ocorra em segurança. No Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, localizada em Copacabana e Rio Comprido, tem os melhores especialistas para sua necessidade. Entre em contato conosco e marque uma consulta.