A transmissão da Hepatite A é ocasionada pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Pessoas que residem em locais cujo saneamento básico não é de qualidade ou que não têm acesso à água potável (aumentando as chances de resíduos fecais no líquido) estão mais propensas a desenvolverem a doença. Além disso, o uso da água contaminada para lavar os alimentos também pode infectá-los, espalhando o problema de forma mais rápida, e aumentando as chances de transmissão da Hepatite A.
Fora o saneamento básico, a contaminação também pode ser gerada pela própria pessoa, se ela não realizar a higienização ideal logo após fazer as necessidades fisiológicas. Se o indivíduo manipula alimentos ou leva a mão à boca sem lavá-la adequadamente, as chances de contaminação se multiplicam.
Sintomas da Hepatite A
Os sintomas da Hepatite A demoram alguns dias para aparecer após a infecção. Vale ressalta que o período de incubação do vírus pode durar até quatro semanas. A doença em si costuma durar no máximo dois meses, incluindo os seguintes sinais:
- Náuseas e vômito;
- Fadiga;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Dor muscular;
- Pele e olhos amarelados;
- Desconforto abdominal.
Dificilmente a doença é agressiva. Quando é mais grave, é chamada de Hepatite A fulminante e pode levar a óbito. Na maioria das vezes os sintomas são leves. Também pode acontecer de o paciente não sentir nada e a doença passa despercebida.
Tratamento da Hepatite A
Não há um tratamento da Hepatite A especificamente, pois o próprio corpo vai ser responsável por combater o vírus. O médico irá diagnosticar e comprovar a doença através de um exame de sangue. O recomendando é que o paciente descanse, e evite o consumo de álcool e medicamentos para não afetar o fígado, uma vez que é o órgão mais prejudicado pelo vírus.
Para evitar as náuseas e enjoos causados pela Hepatite A, o ideal é fazer pequenos e leves lanches entre as principais refeições. A indicação de remédios pode ocorrer somente para controle de náuseas, febre e dores musculares que possam incomodar demais o paciente, mas só faça uso caso o médico indique.
Procure um especialista
Se você apresentar os sintomas descritos, procure o IDigestivo, instituto especializado em gastroenterologia no Rio de Janeiro e marque já sua consulta! Temos profissionais capacitados e prontos pra lhe auxiliar.