Basicamente, a Endoscopia Digestiva, também chamada de Endoscopia Gástrica Alta, é um exame médico que visa analisar a mucosa presente no esôfago, duodeno e estômago do paciente. Esse procedimento é muito eficiente e feito em clínicas e hospitais.
Quando esse exame costuma ser pedido?
Normalmente, os médicos solicitam esse tipo de exame para pacientes que sofrem com sintomas que sugerem problemas no sistema digestivo. Entre as principais queixas, pode-se destacar: vômito com sangue, azia extrema, falta de apetite ou saciedade, sensação de corpo estranho, dor no abdômen, desconforto fora do normal, dificuldade para digerir ou engolir, perda de peso sem explicação, anemia sem motivo ou náuseas.
Como é feito esse exame?
Esse exame é feito com o auxílio de um endoscópio, que nada mais é do que um tubo flexível que tem em sua ponta um chip com sistema de captura de imagens. Por meio dessa tecnologia, os médicos conseguem visualizar o aparelho digestivo do paciente e analisar os possíveis problemas que podem estar afetando-o.
Como esse exame é invasivo, o paciente precisa estar devidamente medicado para sua realização. Caso contrário, o procedimento não poderia ser realizado com segurança e conforto.
Quem pode realizar esse exame?
Para que esse exame seja feito da forma correta e sem riscos ao paciente, é importante que o procedimento seja direcionado por especialistas, como médicos e enfermeiros treinados. Somente esses profissionais têm as habilidades necessárias e os conhecimentos exigidos para esse tipo de exame.
Qual a importância da Endoscopia Digestiva?
A endoscopia digestiva é um exame muito completo e extremamente eficiente para diagnosticar diferentes doenças, como, por exemplo, gastrite, úlceragástrica, duodenal, refluxo e até hérnia de hiato. O diagnóstico precoce desses problemas pode evitar uma série de desconfortos ao paciente, além de cessar de maneira mais rápida e prática os sintomas apresentados.
Biópsia durante a endoscopia digestiva
Ainda é importante alertar que, se o médico achar necessário, é possível fazer uma biópsia durante esse exame. Normalmente, esse procedimento é realizado para que um órgão seja analisado de maneira mais precisa em um laboratório especializado, podendo diagnosticar de maneira mais precisa determinada doença ou infecção.
É relevante mencionar que, em grande parte dos casos, a biópsia não é realizada. Ela só é feita em caso de necessidade. Tudo depende do quadro apresentado por cada um dos pacientes que está passando pelo exame.
Preparo para fazer endoscopia digestiva
O paciente que vai passar por uma endoscopia digestiva precisa fazer a correta preparação antes do exame. Isso inclui jejum de oito horas, promovendo o esvaziamento completo do estômago, seguir para a clínica com acompanhante adulto, evitar o consumo de bebidas alcoólicas no período de até 12 horas antes do exame e informar sobre todas as medicações de uso contínuo.
A endoscopia digestiva é um exame rápido, com duração de 10 a 15 minutos. O paciente é sedado e deve permanecer em repouso após o exame.
Onde fazer e quem procurar para tirar mais dúvidas?
Para entender melhor sobre esse procedimento ou se consultar com um especialista em problemas intestinais, nada mais indicado do que procurar o ID, Instituto Digestivo. A clínica é focada em problemas gastrointestinais e fica localizada no Rio de Janeiro, com uma unidade em Rio Comprido e outra em Copacabana.
Os pacientes interessados em contatar o instituto, podem acessar diretamente o site oficial do ID, mandar um e-mail ou simplesmente fazer uma ligação e conversar com os atendentes que trabalham na clínica. Quem quiser, também consegue agendar uma consulta de forma online. Lembrando que toda a equipe do ID é devidamente treinada, prezando sempre pela saúde e bem-estar de cada paciente.
O horário de atendimento da clínica é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entre em contato e saiba mais!