A digestão é feita por um conjunto de órgãos e, diferentemente do que muita gente pensa, o sistema digestivo não é formado apenas pelo estômago e pelo intestino. Ele começa pela boca, e passa por órgãos que tornam o processo digestivo mais simples, como a língua, os dentes e as glândulas salivares. Confira no infográfico abaixo as etapas cruciais para uma digestão bem feita.
Onde começa a digestão dos alimentos
Boca: ela é responsável por tornar a digestão mais simples, pois tritura os alimentos e produz glândulas salivares que ajudam a engolir a comida.
Faringe: funciona como uma válvula que permite a passagem do bolo alimentar produzido pela língua para o esôfago.
Esôfago: sua principal função é empurrar os alimentos até o estômago, de modo que eles não passem pelo canal respiratório.
Fígado: é um órgão de múltiplas funções, pois ele armazena vitaminas e libera glicose, metaboliza os lipídeos e proteínas, processa o álcool e as drogas, destrói as bactérias, entre outros.
Estômago: responsável por sintetizar enzimas digestivas, armazenar o bolo alimentar e transformá-lo numa massa de textura pastosa, chamada quimo, que deve ser encaminhada para o intestino. Nessa fase, ocorre a absorção da água e dos sais minerais.
Pâncreas: encaminha as enzimas digestivas para o intestino delgado, absorve gorduras, proteínas e produz insulina, que é a responsável pela energia do corpo.
Vesícula Biliar: função única de armazenamento da bile, líquido produzido pelo fígado para a digestão de gorduras.
Intestino delgado: 90% da absorção dos nutrientes alimentares acontece aqui.
Intestino grosso: responsável pelo transporte das fezes e absorção da água que irá determinar a consistência do bolo fecal.
Reto: local em que as fezes ficam armazenadas para, em seguida, serem eliminadas pelo ânus.
Ficou alguma dúvida sobre como funciona o sistema digestivo? Agende sua consulta com um dos médicos do Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro.