foto de doutor proctologista conversando com paciente idoso | Exames de proctologia: prevenção além do Novembro Azul

Exames de proctologia: prevenção além do Novembro Azul

A campanha de conscientização que batizou o mês de novembro com a cor azul surgiu em 2003, na Austrália. Devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 do mesmo mês, todo o período é dedicado à conscientização sobre as doenças masculinas. Entre as principais patologias, o grande foco do Novembro Azul é a prevenção ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen. Possui um formato similar ao de uma maçã, situada logo abaixo da bexiga, próxima ao reto. É um órgão exclusivamente masculino e, entre as suas funções, a próstata é a responsável por produzir o sêmen, que é liberado durante o ato sexual.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, o câncer de próstata perde apenas para o câncer de pele não-melanoma em número de casos no Brasil. Somando os tipos de câncer em ambos os sexos, o de próstata é o quarto mais comum. Comparando os dados registrados no Brasil, a quantidade de casos desse tipo de câncer é considerada alta em relação a países em desenvolvimento.

O câncer de próstata é considerado um carcinoma da terceira idade. Cerca de três quartos dos casos registrados no mundo atingem homens com mais de 65 anos. Segundo projeções do INCA para 2018, são estimados 68.220 novos casos da doença no Brasil, o que coloca a patologia como a segunda mais comum entre o sexo masculino. Uma das explicações para o aumento no número de casos é a evolução dos métodos de diagnósticos.

Apesar da campanha sazonal criada para chamar a atenção do público masculino para a doença, é recomendável que o homem faça exames periodicamente também em outras épocas do ano. Por medo e até mesmo por preconceito, muitos deixam de procurar um médico ao observar dores na região íntima. Para ter uma vida saudável, o exame de proctologia também deve fazer parte da rotina de saúde do homem moderno.

A importância dos exames de proctologia

Exames de proctologia ajudam a descobrir outras doenças relacionadas à parte do aparelho digestivo. Uma das modalidades de exame de proctologia é o abdominal. Indicado para pacientes que reclamam de dor ou desconforto, o exame consiste na palpação desta parte do corpo, a fim de localizar a origem da dor. Para visualizar alterações na região anal, como fissuras, verrugas, alterações dermatológicas e até tumores, é indicada uma inspeção completa e especializada, além da realização de exames específicos.

O toque retal é feito com o objetivo de verificar a força da musculatura anal. Além disso, pode auxiliar o médico a diagnosticar possíveis tumores na região do reto inferior e checar se há alteração na próstata. Se mesmo após todos os exames de proctologia o paciente ainda se queixar de dores, o médico pode indicar a retossigmoidoscopia. É um tipo de exame mais profundo, que auxiliará na análise detalhada da região do reto.

Assim como em todos os tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Quanto antes a doença for descoberta, melhor será. O câncer é um tipo de doença que sofre metástase, ou seja, pode contaminar outras partes do corpo. Para evitar que isso aconteça, é importante que o homem faça acompanhamentos periódicos e que, ao detectar qualquer anomalia ou dor, procure imediatamente a ajuda de um profissional.

É normal que a suspeita de estar com câncer provoque medo no paciente. Por isso, ao sinal de qualquer dúvida, é fundamental buscar um centro de saúde de referência, com profissionais especializados. No IDigestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, nossos médicos são especializados, treinados para oferecer um diagnóstico preciso e auxiliar com o melhor tratamento. Agende uma consulta!