A cápsula endoscópica é um dispositivo utilizado para a realização da enteroscopia por cápsula ou videocápsula. Trata-se de um exame em que o paciente engole uma microcâmera encapsulada e esse dispositivo registra imagens do tubo digestivo até o momento em que é eliminado. As fotografias tiradas pela microcâmera são enviadas para um gravador / receptor, que deve permanecer na cintura do paciente durante todo o procedimento.
A principal vantagem da cápsula endoscópica é a possibilidade de visualizar o intestino delgado e outros segmentos do tubo digestivo dificilmente acessíveis pela endoscopia convencional ou pela colonoscopia.
Anormalidades do intestino delgado podem ser examinadas somente parcialmente através de uma endoscopia digestiva alta, com a limitação de poder ser realizada nos primeiros centímetros do órgão. Porém, o que acontece é que muitas vezes o problema pode estar presente nos segmentos mais baixos. Para sanar essa dificuldade de visualização é que foi criada a endoscopia por cápsula de vídeo. Através dela, a equipe médica pode visualizar sangramentos, tumores e outras questões em toda a extensão do intestino delgado.
A enteroscopia por videocápsula é recomendada para:
⦁ Avaliar e identificar a causa de hemorragia gastrointestinal quando a endoscopia digestiva alta ou a colonoscopia foram inconclusivas;
⦁ Visualizar áreas inflamadas do intestino delgado para diagnóstico e/ou classificação da doença de Crohn e outras doenças inflamatórias intestinais;
⦁ Diagnosticar tumores do intestino delgado;
⦁ Diagnosticar e monitorar doença celíaca;
⦁ Rastrear pólipos no intestino delgado;
⦁ Auxiliar no diagnóstico de alterações descritas em exames de imagem (TC ou ressonância).
A pessoa normalmente evacua a cápsula após aproximadamente doze horas, e algumas pessoas não notam isso. A cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga.
Através deste exame, quase 10 mil fotos da parede intestinal são transmitidas para um receptor externo preso à cintura ou ao bolso do paciente. A partir desse receptor, as imagens podem ser baixadas para um computador onde são visualizadas como um vídeo e avaliadas por um médico.
A enteroscopia por cápsula endoscópica não deve ser feita por pessoas com as seguintes condições:
⦁ Oclusão intestinal;
⦁ Estenoses do intestino delgado;
⦁ Estenoses esofágicas ou divertículo de Zenker (pois podem impedir a progressão da cápsula);
⦁ Demência ou pacientes não colaborativos, que não conseguem deglutir a cápsula ou que podem danificar os equipamentos;
⦁ Gastroparesia severa (deficiência na musculatura do estômago);
⦁ Gravidez;
⦁ Pessoas com sintomas que indiquem a existência de obstrução do intestino delgado.
Sente algum desconforto abdominal? Pode ser algo mais grave. Não deixe para depois, procure um dos diversos especialistas da IDigestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro!