É muito comum confundirem alergia alimentar com intolerância alimentar, uma vez que seus sintomas são parecidos em vários aspectos. Mas, apesar disso, a Intolerância alimentar e a alergia são originadas de formas diferentes.
A alergia alimentar
Na alergia, o organismo encara proteínas específicas de um alimento como inimigas e envia células de defesa para barrá-las; o que resulta numa agressão ao corpo. Inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia estão entre as manifestações que aparecem após a ingestão.
O pior dos casos de alergia é quando ocorre o choque anafilático – reação alérgica que pode ser fatal, se não tratada com urgência.
A intolerância alimentar
A intolerância alimentar, por sua vez, é uma desordem completamente diferente, a começar pela causa: a carência de uma enzima que processaria certo nutriente. Por exemplo, para ser intolerante à lactose, deve haver a deficiência da lactase; então quando se ingere alimentos com lactose, há maior atração de água ao intestino, pela falta da digestão, o que causa diarreias.
Os efeitos da intolerância chegam a demorar horas, ou até dias, para se manifestarem e ficam, em suma, restritos ao aparelho digestivo – dor de barriga, gases, enjoo.
Maiores causadores da alergia alimentar
- Peixes e frutos do mar
- Ovo
- Trigo
- Soja
- Amendoim
- Castanhas
- Leite e seus derivados
- Gergelim
Maiores causadores da intolerância alimentar
- Leite e seus derivados
- Grãos com glúten
- Banana
- Frutas cítricas
- Carnes processadas
- Repolho
- Vinho tinto
- Produtos com corantes
Uma grande diferença entre os dois casos é que, ao contrário da alergia, o transtorno da intolerância ainda permite o consumo da substância não tolerada, desde que feita sob orientação médica. Há casos em que dá para tomar uma dose da enzima que falta, e então conseguir ingerir o ingrediente desejado, como alimentos feitos com lactose.
Apesar de suas diferenças, a intolerância e alergia tem um ponto em comum: com atenção e suporte médico, é possível contorná-las sem afetar tanto a qualidade de vida.
Por essa razão, é necessário o acompanhamento constante de um médico especializado, no Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, temos uma equipe preparada para que o quadro seja tratado no início. Fale conosco e agende sua consulta.