Você costuma sentir uma fadiga após o almoço? Tem a sensação de que precisa de um cochilo para recompor as energias antes de iniciar mais um turno de trabalho na empresa? Se as respostas forem sim, saiba que você faz parte de um grupo que não para de crescer.
Hoje, por conta do tipo de alimentação mantido pela sociedade, com a ingestão de comidas pesadas na hora do almoço, é muito comum que as pessoas tenham uma indisposição e uma baixa no nível de energia no período da tarde. Refeições repletas de carboidratos tendem a desacelerar o processo de digestão, comprometendo, assim, a disposição e a produtividade depois do almoço.
Para mudar essa realidade e conquistar mais energia, é fundamental alterar alguns hábitos alimentares inadequados. É preciso ter em mente que o horário do almoço não é uma oportunidade para saciar todas as vontades e comer massas, batatas, carnes vermelhas, arroz e outros alimentos em excesso. O almoço deve ser uma refeição equilibrada e nutritiva que ofereça ao corpo exatamente o que ele precisa, sem exageros.
Saiba como você pode deixar de lado a fadiga após o almoço e ter uma tarde mais produtiva, leve e agradável!
O que comer na hora do almoço?
Como já mencionado, o excesso de carboidratos no almoço é o principal responsável por provocar sono. Vale dizer que sentir um pouco de cansaço depois de almoçar é até normal. O que é considerado prejudicial é comer em excesso e se sentir com os olhos pesados, sem energia e com um sono incontrolável.
A forma como você se sente após a refeição tem tudo a ver com o seu processo digestivo e com a sua produção hormonal. Ao comer comidas com uma carga elevada de calorias e açúcar, como é o caso dos carboidratos, seu corpo produzirá insulina de forma excessiva. Este processo fará com que o seu cérebro produza mais melatonina e serotonina, neurotransmissores que estão relacionados à regulação do sono.
Para evitar este tipo de ocorrência, a dica é reduzir o consumo de pães, massas, farinhas refinadas, batatas e arroz na hora do almoço e dar espaço a legumes, verduras, saladas e proteínas magras.
Coma porções menores, invista em alimentos com menos gordura e resista à vontade de comer a sobremesa. Quanto mais leve for seu almoço, mais fácil será a sua digestão e menos sono você sentirá.
Dicas preciosas para aumentar sua disposição e energia
Aproveite o horário do almoço para meditar e relaxar um pouco antes de voltar às atividades profissionais. O relaxamento, mesmo que seja por poucos minutos, vai garantir aquela dose extra de energia e disposição.
Outra dica importante é tomar o café da manhã. Ao se alimentar bem no período da manhã, você chega com menos fome ao horário do almoço e, consequentemente, come menos, evitando os picos de glicose que causam o sono.
Leve também para o trabalho um lanche leve para o período da manhã. Pode ser uma fruta ou uma porção de castanhas ou nozes.
Aproveite também para tomar bastante água no período da manhã e hidratar o organismo. Isto ajuda a evitar o acúmulo de açúcar no sangue.
Por fim, vale a pena agendar uma consulta com um médico para realizar um check-up do sistema digestivo e verificar se o organismo está apresentando alguma deficiência de nutrientes e vitaminas, já que isso também é uma causa frequente para a sonolência excessiva.
Para obter mais informações sobre o tema e receber orientações personalizadas para as suas necessidades, entre em contato com o Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, e agende uma consulta com um médico especialista!