A importância das fibras para o sistema digestivo

As fibras são extremamente importantes para o organismo, regulando o funcionamento do corpo e prevenindo contra doenças. Entre os principais benefícios deste tipo de alimentação está a redução dos níveis de glicose, diminuição da pressão, prevenção contra doenças cardiovasculares, câncer de cólon e diabetes melito.

Tipos de fibras alimentares: solúveis e insolúveis

As fibras solúveis estão presentes em verduras, legumes, frutos e alimentos com aveia, centeio ou cevada. Sua principal característica é a formação de uma espécie de gel ao misturar com água. Esse tipo de fibra ajuda a aumentar o volume fecal, além de manter os níveis adequados de minerais e diminuir a absorção de colesterol e glicose. Já as fibras insolúveis estão em algumas verduras, cereais e produtos integrais, ajudando a acelerar o trânsito intestinal e evitando a constipação.

A quantidade de fibras que deve ser ingerida por cada pessoa é variável. Para homens adultos, por exemplo, a recomendação é de 38 gramas diariamente, enquanto para mulheres, esse valor cai para 25 gramas. Gestantes deve ingerir 28 gramas de fibras por dia, já as lactantes devem ingerir em média 29 gramas. Em crianças de até três anos, recomenda-se a ingestão de apenas 19 gramas por dia.

O consumo exagerado de fibras pode provocar desconforto intestinal, ocasionando também uma deficiência energética. Por isso, se for consumir muita fibra, aumente também a ingestão de água para manter-se hidratado.