A endoscopia é um exame feito por meio de um tubo que se chama endoscópio. Ele é inserido pela boca e permite ao profissional observar os órgãos do trato digestivo: estômago, esôfago e duodeno. Além de ser um exame para observação, também existe a endoscopia com biópsia mais indicada para pacientes com câncer e gastrite.
A seguir, acompanhe um guia sobre a endoscopia. Conheça como é a preparação, como é realizado o exame, para quais problemas é indicado, e quais as recomendações para depois.
Como a endoscopia é realizada?
Algumas recomendações devem ser seguidas e é indicado o jejum total de 8 horas antes do exame, para que o estômago fique vazio por completo e permita melhor observação. O exame normalmente dura no máximo 30 minutos, é muito seguro e deve ser feito por profissionais capacitados.
O exame é feito após sedação intravenosa do paciente, também pode ser aplicada uma anestesia local na garganta, é opcional ao profissional e paciente, e pode evitar que o procedimento seja doloroso. Após o protetor de boca ser colocado, o endoscópio é introduzido pela boca para capturar imagens em tempo real do estômago, esôfago e duodeno.
Recomendações pós-endoscopia
É indicado que o paciente vá acompanhado para a realização do exame, afinal, o efeito da sedação persiste até um tempo depois, prejudicando a concentração do paciente.
A recomendação é repousar e evitar alimentos que agridam a garganta e o estômago após o exame, pois pode ser que ocorra sensação de inchaço e dificuldade para engolir, que algumas horas depois também tendem a desaparecer. Aumentar a ingestão de água, comer frutas sem acidez e comidas sem tanto tempero também podem ajudar a reduzir os sintomas mais rapidamente.
O resultado sai no mesmo dia, então, se houver restrições alimentares por um período maior, o diagnóstico e tratamento serão iniciados imediatamente.
Quando a endoscopia é indicada?
A alimentação com excessos de gordura, sódio, cafeína ou temperos fortes pode causar incômodos, queimação, dores no estômago, ou até problemas mais graves. Saiba quando a endoscopia é indicada:
- azia;
- dor ao engolir;
- fezes escuras com frequência;
- sensação de empanzinamento, mesmo quando se come pouco;
- dor no abdômen;
- perda de peso sem motivo;
- náuseas e vômitos frequentes.
Endoscopia terapêutica
A endoscopia terapêutica é realizada em tratamentos como a polipectomia, dilatação de estenoses no esôfago, estômago e duodeno, inserção de sondas e de drenos, retirada de corpos estranhos, inserção de balão intragástrico em pacientes obesos.
Informações extras
Apesar de não haver contraindicações, é recomendado que pessoas que sofrem de problemas cardíacos, respiratórios, e alérgicos a alguma substância, informem previamente ao médico. Em caso de gestantes, o exame só pode ser realizado até o terceiro mês de gravidez ou em casos urgentes.
Procurar um profissional capacitado é muito importante. O Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, conta com o exame de endoscopia, entre outros exames e especialidades que envolvem o trato digestivo. Agende sua consulta!