Casal de idosos tomando café ao ar livre | Hábitos para melhorar a digestão

Hábitos para melhorar a digestão

A maioria das pessoas cultivam pequenos hábitos que podem virar grandes problemas quando se trata do sistema digestório. Os efeitos da má digestão são muito comuns e provavelmente todos já sentiram os incômodos que eles podem causar à saúde. Com a vida cada vez mais corrida, muitas pessoas pecam em comer rápido, enquanto conversam, e ingerindo líquido durante as refeições para “empurrar” a comida. Esses são alguns hábitos que causam a má digestão e que devem ser combatidos.

O caminho é longo e começa antes mesmo da refeição. Muitos alimentos são difíceis de digerir e essas manias podem aumentar ainda mais a demora. A ingestão de líquidos, por exemplo, faz o estômago encher mais rápido, deixando a digestão mais lenta. No caso de líquidos gaseificados, ocorre uma dilatação do estômago e isso faz com que possa ser ingerida maior quantidade de alimentos, prejudicando assim o processo digestivo. Porém, a ingestão de líquidos não fica expressamente proibida, alguns chás e a quantidade certa de suco podem ajudar a melhorar a digestão.

A preocupação com o sistema digestório deve estar sempre presente para ajudar no policiamento do nosso comportamento, e assim conseguir evitar futuros problemas relacionados a isso. Pois, com a indigestão, o intestino também sofre as consequências e o problema se amplia, inclusive provocando o estresse causado pela sensação de estar cheio demais, e pela falta ou demora em ir ao banheiro.

Os desafios mais comuns para melhorar a digestão

Ao contrário do que parece, o processo digestivo não ocorre apenas no estômago, e por isso, os cuidados devem ser muito mais abrangentes. Alguns hábitos se tornam viciosos e abrir mão deles é imprescindível. Comer rápido faz com que a comida não seja bem mastigada, e que, com a pressa, o comando não chegue corretamente ao cérebro, atrasando o processo da digestão. Outro exemplo é a pausa prolongada entre uma refeição e outra, e a substituição das refeições por lanches gordurosos ou que não satisfazem às necessidades do corpo. Isso pode acabar causando azia e até mesmo refluxo, por causa da liberação do suco gástrico para o esôfago.

Qualidade de vida

Ter a alimentação balanceada, evitar gorduras em excesso e bebidas gaseificadas, comer devagar, praticar exercícios e não ficar muito tempo sem se alimentar são os principais hábitos para evitar a má digestão. Quando o sistema digestório funciona direito, ele tem o poder de reger a melhora do organismo, evitando o estresse, o cansaço, e dando a sensação de leveza ao corpo mesmo após as refeições. Manter hábitos saudáveis não é fácil e exige muita disciplina, portanto, mesmo quando as comidas gordurosas forem tentadoras, tomar medidas paliativas é a melhor solução, tais como chás, frutas, café (saiba mais sobre os efeitos do café na digestão em nosso blog) e a prática de exercícios físicos.

Cuidar da alimentação desde o início é o melhor caminho para a boa digestão. Pensar nos benefícios de levar uma vida saudável faz com que o corpo e mente fiquem em harmonia sempre, e tudo entre nos eixos. Ter conhecimento do melhor tipo de dieta para o seu metabolismo também é um fator importante na hora de manter a saúde digestiva, assim como manter hábitos saudáveis e tomar bastante líquido, mas fora das refeições.

Desde os sintomas pequenos aos mais graves é importante ficar atento e procurar um especialista para se consultar e tirar suas dúvidas mais complexas. O Instituto Digestivo, centro de gastroenterologia no Rio de Janeiro, conta com profissionais capacitados. Fale conosco e agende a sua consulta!