Desde pequenos, ouvimos muitas afirmações sobre alimentação: o ovo realmente aumenta o colesterol? O gás do refrigerante causa celulite? Margarina é mais saudável que manteiga? As dúvidas são muitas e, atualmente, vivemos em um momento no qual as informações são veiculadas rápido demais, o que pode ser perigoso quando se trata da alimentação.
Muitos blogs e sites falam sobre dietas ou alimentos que são benéficos para determinados fins, mas será que tudo que é dito é verdade? Como esse é um assunto importante, pois impacta diretamente na nossa saúde, listamos alguns tópicos para esclarecer os mitos e verdades sobre alimentação:
Pimenta emagrece?
Verdade! A pimenta é um alimento termogênico. Isso significa que, ao ingerir alimentos apimentados, há um gasto energético maior, que gera emagrecimento. Além disso, a ingestão da pimenta causa felicidade, pois diante da sensação de queimação na língua o cérebro produz endorfina, neurotransmissor que alivia dores e dá a sensação de bem-estar.
Água com limão emagrece?
Mito! Apesar de o limão ser um alimento rico em vitamina C e trazer diversos benefícios para a saúde, não se pode afirmar que suas substâncias eliminem gordura do corpo, já que não há nada comprovado cientificamente.
Comida japonesa engorda?
Mito! A culinária japonesa é bastante saudável, pois oferece uma boa quantidade de proteínas e ômega 3. E como acontece com qualquer outra comida, o que causa o aumento da gordura corporal é o excesso de consumo.
Hábitos alimentares influenciam no aspecto da pele?
Verdade! Acnes e a oleosidade na pele podem ser causadas por diversos fatores, e a alimentação pode ser um deles. Alimentos gordurosos consumidos em excesso podem facilitar o surgimento da acne, já que esta é uma afecção que pode surgir diante de uma inflamação. Por outro lado, a ingestão de nutrientes como zinco, selênio, cobre, vitamina A e vitamina B6 pode auxiliar a inibir elementos que prejudiquem a pele.
Ovo aumenta o colesterol?
Mito! Por conter aproximadamente 213mg de colesterol, a gema de ovo já foi considerada uma grande vilã na dieta. Com o passar do tempo, estudos comprovaram que é inverídica a relação do aumento do colesterol com o consumo do ovo. Pesquisadores afirmam ainda que o alimento é benéfico, pois auxilia na memória, na capacidade cognitiva e na formação de novos neurônios.
O leite auxilia no sono?
Verdade! O leite tem propriedades que auxiliam o sono, como o triptofano. O triptofano é convertido pelo organismo em serotonina, substância que ajuda a adormecer. Recomenda-se que o leite seja desnatado, pois a gordura presente no leite normal estimula a atividade digestiva e pode te manter acordado.
Adoçantes são melhores para a saúde?
Mito! Os adoçantes artificiais são prejudiciais ao sistema nervoso central, e podem causar danos lentos e silenciosos. Eles aumentam a vontade de comer doces, o que pode gerar a glicemia, além de provocar espasmos musculares, cefaleias, queda de cabelo, entre outros.
A soja tem menos calorias que a carne bovina?
Mito! Cada 100 gramas de soja possui 300 calorias, enquanto a carne bovina possui 179 calorias. A soja se destaca por ter 69% de proteínas em sua formação, enquanto a carne bovina tem 52%.
Comer fibras emagrece?
Verdade! O consumo de fibras reduz a sensação de fome, pois ao entrarem em contato com a água, elas formam géis que dilatam o estômago. Além disso, as fibras aumentam o fluxo do trânsito intestinal, o que pode reduzir a absorção de açúcares e gorduras.
Café faz mal à saúde?
Mito! O café somente é prejudicial quando consumido em excesso, ou quando consumido por pessoas com insônia ou arritmias. Fora isso, seu consumo combate a fadiga, melhora o desempenho cerebral como memória e capacidade de concentração, além de ter efeito analgésico e estimular a função renal.
A carne de porco é a mais maléfica?
Mito! A quantidade de colesterol na carne suína é menor do que na carne de frango, acredite! Estudos afirmam que a carne de porco possui a maior quantidade de aminoácidos e de vitaminas do complexo B.
Ficar sem comer emagrece?
Mito! Ficar durante muito tempo sem se alimentar resulta no consumo de uma maior quantidade de comida. Além disso, o metabolismo do corpo fica mais lento, o que dificulta a perda de peso. Para perder peso, a alimentação deve ser fracionada e na quantidade certa, de acordo com seu organismo.
Consumir sempre os mesmos alimentos pode gerar danos à saúde?
Verdade! A ingestão de uma dieta formada pelos mesmos componentes é prejudicial, pois não fornece ao corpo todos os nutrientes essenciais. É importante sempre variar e ter um prato bem colorido, com muitos nutrientes.
Batata-doce ajuda na redução da gordura abdominal?
Verdade! Esse alimento possui baixo índice glicêmico, isto é, eleva lentamente a glicose no sangue, o que resulta em menor produção de insulina pelo organismo. Já que a insulina impede a quebra de gordura e acaba facilitando o acúmulo na região abdominal, ter essa substância em quantidade reduzida no corpo possibilita a quebra e digestão da gordura.
Gás do refrigerante causa celulite?
Mito! Apesar de muitos dizerem que o gás do refrigerante causa celulite, essa afirmação está errada, pois trata-se de gás carbônico injetado e não possui calorias. O que pode aumentar as chances de gerar celulite são os açúcares que os refrigerantes contêm.
Manter uma alimentação saudável é importante!
Uma alimentação feita de modo responsável e com os nutrientes essenciais é importante para o bom funcionamento do seu organismo e até para sua estética. Por isso, procure sempre ter uma dieta rica e cuidar também do seu sistema gastrointestinal, que é responsável pela sua digestão. O Instituto Digestivo, centro de gastroenterologia no Rio de Janeiro, tem profissionais especializados para cuidar da saúde do seu sistema digestivo. Não hesite em marcar uma consulta conosco!