doutora conversando com paciente menina| Mitos e verdades sobre a endoscopia

Mitos e verdades sobre a endoscopia

Uma das maneiras mais eficientes de diagnosticar uma doença, esteja ela em estado inicial ou mais avançado, é por meio de exames especializados. Entre os procedimentos mais solicitados pelos médicos está a endoscopia.

A principal função desse exame é verificar se o paciente está com alguma doença em seus órgãos, especialmente no estômago e no esôfago. Ele é feito com o auxílio de uma micro câmera e um tubo devidamente fabricado para essa função.

Normalmente, esse procedimento é solicitado para pacientes que estejam reclamando de incômodos na região do abdômen, náuseas ou sintomas mais específicos, como refluxo.

Mesmo sendo um exame muito conhecido, a endoscopia ainda costuma gerar dúvidas entre os pacientes. Para esclarecer as principais perguntas, listamos os mitos e verdades sobre esse procedimento. Confira:

A endoscopia é um procedimento dolorido?

Mito! Para que esse exame seja realizado, o paciente é medicado e anestesiado. Esse cuidado evita que a pessoa sinta a entrada e a passagem do aparelho em sua boca e, posteriormente, em sua orofaringe.

Normalmente, essa anestesia é feita com o auxílio de um borrifador. Esse procedimento deve ser feito exclusivamente por especialistas, como médicos e outros auxiliares treinados.

Esse exame é muito demorado?

Mito! Em grande parte dos casos, a endoscopia é um procedimento muito rápido e prático. Somente em uma pequena porcentagem dos pacientes, esse exame costuma ser mais demorado e criterioso. O tempo médio para a realização da endoscopia é de apenas 15 minutos.

A endoscopia pode detectar uma doença?

Verdade! Esse exame é usado para diagnosticar diversos problemas de saúde, direcionando corretamente o paciente para um possível tratamento. Tudo depende da situação apresentada por cada um dos pacientes que passa por esse procedimento médico.

O exame impede a respiração do paciente?

Mito! A endoscopia não influencia no sistema respiratório do paciente, ou seja, ele continua respirando normalmente durante a realização do procedimento, sem qualquer problema ou risco.

O paciente precisa de acompanhante para a realização do exame?

Verdade! Assim como já foi mencionado, o paciente é anestesiado para que o tubo da endoscopia seja inserido em seu corpo e, por esse motivo, é importante que ele traga um acompanhante para o procedimento. Essa solicitação visa manter o paciente seguro no trajeto de volta à sua casa depois do exame.

Não é possível dirigir logo após o exame?

Verdade! Logo após o término do procedimento, não é indicado que o paciente dirija, já que ele pode sofrer de alguns pequenos momentos de lapso, o que pode ser extremamente perigoso para a sua integridade ao volante.

É possível se alimentar depois da endoscopia?

Verdade! Quando o paciente se recupera do exame e já apresenta condições de engolir sem dificuldades, ele pode consumir normalmente seus alimentos sem qualquer problema ou risco.

E se o paciente sofrer algum sintoma atípico após o exame?

Vale alertar a todos os pacientes que, caso eles sofram qualquer tipo de sintoma irregular depois da endoscopia, é imprescindível procurar com urgência o médico ou um pronto-socorro. Em grande parte dos casos, o sintoma irá desaparecer de forma espontânea e natural, mas, por via das dúvidas e por segurança, é indicado buscar uma ajuda médica.

Ainda ficou com dúvidas sobre esse procedimento?

Se mesmo depois dessa lista de mitos e verdades, o paciente continuar com dúvidas sobre esse exame, basta contatar uma clínica especializada no procedimento, como o ID, Instituto Digestivo. A clínica é formada por um corpo médico de alta qualidade e muito experiente, além de também possuir uma estrutura diferenciada e equipamentos modernos e tecnológicos.

O ID, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, foi pensado para trazer soluções práticas e eficientes para a saúde de todos os pacientes, prezando sempre pela qualidade de vida e pelo bem-estar!