Os gases são flatulências gastrointestinais produzidas pelas bactérias que vivem em nosso trato digestivo e participam da digestão. Geralmente, são mais comuns após a ingestão de carboidratos, lipídios, proteínas e bebidas gaseificadas. Eles são compostos 99% por nitrogênio (N2), oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4). O 1% restante é formado por enxofre e ácido sulfídrico, responsáveis pelo mau cheiro. Os gases também podem ser formados pela simples ingestão de ar. =O
Todo mundo já passou por situações desconfortáveis pelo menos uma vez na vida por causa dos gases. É algo comum, que acontece com todos, por isso não fique preocupado(a). É possível minimizá-los ao deixar de ingerir determinados alimentos, mas não evitá-los. Saiba quais são esses alimentos:
Alimentos que causam gases
- Leguminosas em geral, como ervilha, lentilha, grão-de-bico e feijão;
- Vegetais como repolho, brócolis e couve de bruxelas;
- Alimentos ricos em amido, como milho, macarrão e batatas;
- Bebidas gaseificadas;
- Açúcares e adoçantes naturais;
- Alimentos ricos em proteínas, como ovo e leite.
É claro que não dá pra abrir mão desses alimentos, pois são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, evite os excessos. Esses itens podem causar barriga inchada, dor abdominal e os tão temidos gases. Mamães que ainda estão amamentando, é uma excelente opção reduzir a ingestão desses alimentos para evitar cólicas nos bebês.
Beber líquidos durante as refeições também favorece a formação dos gases, pois torna a digestão mais lenta. Para torná-la mais rápida, adicione iogurte a sua dieta, isso ajudará a regularizar a flora intestinal e, consequentemente, agilizará a digestão.
Se os gases estão excessivos, ocasionando dores abdominais insuportáveis, tome chás de erva-doce e/ou cardomomo.
Tipos de gases
Gases intestinais: São puns que podem emitir ou não sons e maus cheiros. São involuntários, mas é possível controlar a sua saída, minimizando sua amplitude.
Gases estomacais: São conhecidos como arrotos e produzem sons expelidos pela boca.
Para mais informações sobre os gases e como evitá-los, procure o seu gastroenterologista no Rio de Janeiro .