A colonoscopia é um procedimento usado para avaliar e diagnosticar possíveis problemas no intestino, como o câncer, úlceras, entre outros. O procedimento não dói e deve ser feito a cada 3 ou 5 anos, a partir dos 50 anos. Em casos de pacientes com histórico familiar de câncer no intestino ou colite ulcerativa, a colonoscopia deve ser realizada a partir dos 30 anos. Mas em que sintomas devemos reparar para uma colonoscopia? Como é realizada? Como é a preparação para o exame? Entenda melhor:
Preparação para colonoscopia
O preparo para o procedimento é sugerido pelo especialista, de acordo com o que se pretende observar, e pode incluir, por exemplo:
- ingerir remédios laxantes no dia anterior;
- realizar uma limpeza do intestino com enema;
- buscar uma dieta com líquidos claros;
- ingerir bastante água;
- beber sucos de fruta natural;
- comer sopa ou caldos pobres em gordura;
- comer gelatina de limão ou laranja.
Recomenda-se a ingestão de elementos mais claros e leves, para garantir uma boa visualização. A dieta deve ser orientada por alguns médicos, a partir da análise de cada quadro.
Como o procedimento é realizado
Após a aplicação da anestesia local, com o paciente deitado de lado ou com a barriga para cima, introduz-se no intestino um tubo com uma câmera na ponta. Para isso, o médico insere o tubo do aparelho de colonoscopia dentro do ânus. O procedimento dura em torno de 15 a 60 minutos, e a recuperação leva cerca de duas horas.
É importante buscar um gastroenterologista qualificado para realizar o procedimento e oferecer as devidas orientações. Você encontra profissionais de qualidade no Instituto Digestivo, centro de gastroenterologia no Rio de Janeiro
. Marque já sua consulta!