Em algum momento da vida, você já deve ter se deparado com alguma pessoa que tenha passado por esta situação: a colostomia. Ela é o desvio do caminho do intestino grosso, configurando a exteriorização pelo abdômen (estoma) para a eliminação de fezes. Tal situação se apresenta quando não é possível usar o ânus para a passagem das fezes. É muito comum em pessoas com algum tipo de obstrução ou com câncer de intestino ou reto.
O colostomizado usa uma bolsa plástica que fica junto à pele de modo que esta coleta as fezes que são projetadas para fora do corpo. Com a colostomia, o paciente perde o controle sobre este momento, sendo necessária o cuidado correto do local, com troca da bolsa de modo a comportar essas fezes.
Como é feito o procedimento
Para a realização da colostomia, o paciente deverá estar sob internação hospitalar, sendo o procedimento cirúrgico feito com anestesia geral. Assim, o médico responsável realiza a incisão no abdômen desviando o trânsito intestinal. Uma das questões em relação ao procedimento é inerente às complicações sociais.
Entretanto, com a evolução, hoje existem filtros de odores que amenizam o cheiro das fezes e gases que são projetados no local. Para a realização de qualquer procedimento, busque a orientação médica. A iDigestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, tem profissionais estomaterapeutas e estrutura para dar ao paciente todo o conforto necessários! Marque sua consulta!