foto de mulher comendo doce antes dormir | Por que devemos evitar comidas pesadas antes de dormir?

Por que devemos evitar comidas pesadas antes de dormir?

Três pedaços de pizza e refrigerante para acompanhar, tudo isso ingerido pouco antes do horário de dormir, por volta das 20h para quem vai para a cama às 23h. Acha comum essa mistura? Pois bem! Essa alimentação é a grande vilã para você não conseguir um sono tranquilo durante a noite. Aquela regra, para a qual nossos avós já nos alertavam, é uma comprovação científica: comidas pesadas antes de dormir não fazem bem.

É preciso evitar ao máximo ingerir comidas pesadas antes de dormir. E a seguir você vai entender o motivo e conferir dicas saudáveis para ter um sono tranquilo, reparador e duradouro.

Por que comidas pesadas atrapalham o sono?

A alimentação em excesso, durante a noite, pode alterar o organismo e os processos digestivos. Estudos comprovam que ingerir alimentos à noite gera um impacto diferenciado na pressão arterial.

Quem come até duas horas antes de dormir não registra queda adequada da pressão sanguínea. Os médicos especializados explicam que o nosso organismo fica em estado de atenção quando comemos. Isso estimula a produção de hormônios do estresse e altera o ritmo do organismo.

A hora de dormir é a hora da tranquilidade. Portanto, o nosso organismo não pode jamais estar em estado de atenção ou com hormônios alterados. Se o nosso corpo está trabalhando por dentro, para digerir os alimentos que consumimos, com certeza teremos dificuldades para encontrar o sono e dormir.

Outro ponto de atenção para dormir é o refluxo. Trata-se de um transtorno que faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esôfago, o que pode causar acidez gástrica, além de náusea e indigestão.

Nas férias pode?

No mês de férias, geralmente, nós fugimos da nossa rotina. Mas precisamos ficar atentos aos hábitos da alimentação, principalmente evitando comidas pesadas antes de dormir. Nas férias, o nosso relógio biológico pode ficar desregulado e a tendência é abusarmos um pouco das refeições à noite. Sair para um barzinho para comer bem tarde com os amigos, por exemplo, é bem comum. Mas é fundamental lembrarmos das horas que são necessárias de jejum antes de seguirmos para a cama.

O que eu posso comer à noite?

Lembrando que estamos falando da refeição pré-sono, ou seja, daquela refeição que comemos e pouco tempo depois já vamos dormir. Diferentemente do jantar, que é recomendável sim para todas as pessoas. Mas o jantar, geralmente, precisa ser servido entre 18h e 19h para que haja tempo suficiente para você ter uma boa digestão daquela refeição e poder dormir em paz.

Mas e aquela comidinha leve antes de dormir? Vamos com dicas dos especialistas!

A primeira opção é uma fruta. A banana, por exemplo. Ela contém magnésio e potássio, que são como relaxantes musculares naturais. Uma simples banana pode te ajudar a dormir melhor.

Nozes também são uma boa pedida, assim como as castanhas. As nozes e as castanhas são fontes de magnésio e vitamina B6. Comendo pouco, elas podem ajudar a garantir um sono tranquilo.

Voltando a falar das frutas, você sabia que a cereja possui melatonina, o hormônio do sono? Um suco de cereja, portanto, pode relaxar o seu corpo para dormir como um anjo.

E um copo de leite? O leite tem aminoácido triptofano, que ajuda no humor e proporciona uma noite de sono tranquila. Viu como é fácil mudar os hábitos? Tente inserir estes alimentos em sua rotina noturna!

O que não posso ingerir de jeito nenhum?

Fuja do álcool. A bebida alcoólica é metabolizada pelo nosso corpo rapidamente e faz com que você acorde várias vezes durante a noite e não consiga ter um sono profundo. Comidas gordurosas também não são bem-vindas, assim como chocolate ou café.

Instituto Digestivo

Para mais informações sobre o cuidado com a sua saúde, procure o Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro. Você pode marcar a consulta de forma online. Nossa equipe médica aguarda o seu contato!