A visita ao médico é um dos requisitos fundamentais para quem quer ter uma vida saudável. Prevenção é a melhor forma de evitar o surgimento e o avanço de doenças, tanto das mais simples como das mais complexas. Porém, não são todos os brasileiros que possuem esse hábito. Geralmente, as consultas acontecem apenas em momentos críticos, de forma paliativa. As pessoas vão ao médico quando precisam, quando estão doentes.
Mantenha o hábito de realizar exames periódicos
Adotar um comportamento preventivo não é benéfico apenas para a saúde, mas também para o bolso. A prevenção, além de não ser parte da cultura, o brasileiro se depara com algumas barreiras hoje em dia ao tentar mudar seus hábitos. A primeira seria a precarização do sistema público de saúde, que muitas vezes não colabora para uma postura preventiva. Com a falta de médicos, o paciente encontra dificuldades para conseguir uma consulta. Para fugir disso, a saída que algumas pessoas encontram é pagar por uma assistência de saúde complementar.
Vale lembrar que a sociedade ainda carrega vestígios preconceituosos que afastam as pessoas dos médicos. Os homens, por exemplo, são resistentes ao exame do toque retal. O procedimento é essencial para a descoberta do câncer de próstata, um dos mais comuns entre os homens e recordista de casos de óbitos no país.
Doenças no aparelho digestivo, principalmente nas regiões do cólon e reto não são exclusividade do sexo masculino. Todas as pessoas estão sujeitas. De acordo com o INCA, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, em 2013 foram registradas 348 mortes por câncer anal (242 mulheres e 106 homens).
A visita ao proctologista é uma forma de cuidar da saúde e prevenir doenças. O profissional desta área é capaz de auxiliar no diagnóstico de tumores na região do cólon, do reto, além de descobrir hemorroidas, fissuras anais, cistos e algumas síndromes, como a de Crohn.
A importância da Proctologia
Atualmente, não existem números oficiais, mas acredita-se que, no Brasil, de 5 a 12% da população sofrem de hemorroida. A quantidade de pessoas que busca tratamento não chega a 5%.
Procurar um médico proctologista é o melhor caminho para resolver esse tipo de problema de saúde. Após uma série de exames, como de sangue, o especialista deverá indicar as melhores formas de tratamento. Para as hemorroidas internas, veias dilatadas dentro do reto, a adoção de uma dieta rica em alimentos com fibras e beber no mínimo 2 litros de água por dia podem ajudar. Em casos mais críticos, quando a hemorroida provoca dores aos pacientes, o proctologista pode sugerir o uso de medicamentos e analgésicos.
Outra doença que causa desconforto, sangramento e dores é a fissura do ânus – uma pequena ferida, localizada na entrada do canal. A patologia também é descoberta e tratada pelo médico proctologista. Além de manter a higiene anal, a fim de evitar infecções, o especialista pode indicar também tratamentos com pomadas adequadas. Quando a doença está mais avançada, o profissional da saúde pode sugerir o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Para evitar que doenças simples evoluam para casos mais graves, como câncer, procure sempre por um profissional especializado. No caso de tratamento de doenças relacionadas à parte final do aparelho digestivo, dê preferência ao médico proctologista, que se preparou para fazer o melhor diagnóstico e oferecer o que há de melhor em tratamento.
Remediar é prejudicial e isso pode custar a sua vida. Um câncer descoberto na fase inicial possui grande possibilidade de cura. Adote um comportamento preventivo. Visite médicos e faça exames regularmente em clínicas de proctologia. Além disso, observe o seu corpo. Caso perceba qualquer sinal de alteração, dor, sintoma ou anormalidade, busque a ajuda de um médico especializado.