Também chamada de Ultrassonografia Endoscópica, trata-se de um exame composto de endoscopia digestiva, com a visualização da mucosa de esôfago, estômago e duodeno, associado à ultrassonografia para visualizar as paredes do órgão examinado mais estruturas como pâncreas, vias biliares, vasos e nódulos linfáticos. Através da Ecoendoscopia também podemos fazer biópsias dessas estruturas com agulha específica, a qual passa por dentro do aparelho para atingir o órgão a ser biopsiado, sendo este método chamado Punção Aspirativa por Agulha Fina ( PAAF).
O ultrassom endoscópico (USE) é um aparelho de endoscopia que possui em sua ponta um pequeno transdutor de ultrassom, o qual permite que, além da visão endoscópica, tenhamos a visão ultrassonográfica. Dessa forma, especialistas podem estudar detalhes:
- das paredes do esôfago, estômago, duodeno e reto;
- assim como dos órgãos externos adjacentes, como pâncreas, e vesícula biliar;
- e realizar biópsias das lesões diagnosticadas (punção com agulha fina-PAAF).
A ecoendoscopia (USE) é indicada para:
- Avaliação de lesões subepiteliais de esôfago, estômago, duodeno e reto, assim como o estadiamento de tumores de pulmão e do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, duodeno, papila duodenal, pâncreas e reto);
- Punção de linfonodos aumentados;
- Diagnóstico de tumores neuroendocrinos;
- Avaliação e punção de lesões císticas do pâncreas;
- Pesquisas de microcálculos em via biliar e na vesícula biliar, além de avaliação da pancreatite crônica.
A Ecoendoscopia é realizada na mesma sala de Endoscopia, com espaço e equipamentos adequados ao exame, utilizando uma sedação confortável realizada pelo médico anestesiologista. É necessário jejum de 8 horas para sólidos e 4 horas para líquido. O procedimento pode durar entre 20 a 30 minutos para os exames diagnósticos. Nos casos de indicação de PAAF, pode durar entre 40 a 50 minutos. O paciente usa oxigênio, além da monitorização da saturação de oxigênio, da frequência cardíaca e da pressão arterial, cuidados necessários para sua segurança
O aparelho é parecido com o da endoscopia digestiva alta, porém com o diâmetro e comprimento um pouco maior, sendo o tubo inserido por via oral.
Sente algum desconforto abdominal? Pode ser algo mais grave. Não deixe para depois, procure um dos diversos especialistas da I Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro!