Arroz integral ou arroz branco: qual é o melhor? | Instituto Digestivo

Arroz integral ou arroz branco: qual é o melhor?

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, estando presente em pelo menos uma refeição do dia, por isso acaba sendo bastante difícil cortá-lo da rotina quando é necessário fazer uma dieta. Em função disso, alguns nutricionistas orientam a troca pelo arroz integral, que oferece muito mais saciedade para quem consome, por conter mais fibras que o arroz branco.

A verdade é que não existe melhor ou pior, pois tudo dependerá das suas condições físicas e objetivos. O arroz é um alimento rico em carboidratos, portanto possui alto índice glicêmico. Para diminuir o consumo desse vilão em uma dieta low-carb, optar pelo arroz integral pode ser uma boa estratégia, visto que seu índice glicêmico é bem menor comparado ao arroz branco.

Agora, se a sua dieta for rica em carboidratos para estimular a produção de energia e ganho de peso, o ideal é optar pelo arroz branco. Não existe receita pronta, por isso tende a variar de acordo com cada caso.

Os benefícios do arroz

Pensando pelo lado nutritivo, o arroz integral possui mais nutrientes e fibras. Isso acontece porque, para obter o arroz branco, é necessário retirar a “casca”, que contém esses benefícios.

Agora, você sabia que, apesar de ter muitos carboidratos, o arroz é o cereal que mais possui proteínas? Além disso, ele é rico em fósforo, potássio, cálcio, ferro, minerais e vitaminas, itens que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. O arroz ajuda a prevenir doenças do coração e do sistema digestivo, além de regularizar o intestino. Para os alérgicos ao glúten, uma boa notícia: o arroz é livre deles! Ah, e nada de colesterol também, ok?

O arroz integral e a quantidade de calorias

Quando se fala em calorias, a diferença não é muita. Enquanto uma xícara de arroz integral tem 220 calorias, a mesma xícara de arroz branco possui 200.

Como você pode ver, não tem porque cortar o arroz da sua dieta. Já para optar entre o arroz integral ou arroz branco, recomendamos que você procure um nutricionista, mesmo após ler as nossas dicas aqui no blog. A Equipe do Instituto Digestivo pode te ajudar nessa tarefa, fale conosco! 😉