Como a atividade física pode ajudar na digestão - Mulher correndo no campo - Instituto Digestivo

Como a atividade física pode ajudar na digestão

Realizar atividade física é sem dúvidas uma das melhores coisas para o corpo humano. Quando você exercita o seu corpo, os benefícios são visíveis rapidamente. Sua disposição aumenta, seus músculos se fortalecem, sua postura fica mais alinhada, o estresse diminui e seu metabolismo começa a funcionar mais rápido, favorecendo o emagrecimento. Mas o que pouca gente sabe é que a atividade física pode ajudar na digestão.

Os exercícios físicos auxiliam na passagem dos alimentos pelo intestino de forma mais eficiente, acelerando a condução do bolo alimentar e futura evacuação. Tudo flui de forma mais ágil e sem complicações. Se você sofre de intestino preso, exercitar-se pode ser uma alternativa saudável para melhorar esse problema. Caso o problema seja os gases, focar em séries específicas para o abdômen ajuda a diminuir a flatulência.

Você sabia que o sistema gastrointestinal também está diretamente ligado ao estresse? Quando você está ansioso, com raiva ou com princípio de depressão, os músculos do abdômen se contraem, dificultando a digestão e favorecendo casos de doenças gastrointestinais.

Problemas na digestão durante a atividade física

Assim como a atividade física pode ser boa para a digestão, ela também pode causar problemas se for realizada no momento errado. Evite comer 1h antes dos exercícios e consuma, de preferência, alimentos leves que forneçam energia. Caso a refeição seja muito próxima da prática, podem ocorrer episódios de vômitos e desconforto gástrico.

Durante a atividade física, o sangue é direcionado para as partes do corpo que mais precisam da circulação sanguínea, diminuindo consideravelmente a potência que ajudaria na digestão, tornando-a mais lenta. Ficar sem comer antes dos exercícios também não irá resolver o problema, pois o corpo precisa de nutrientes para retirar a energia exigida pelas atividades. A má alimentação pode ocasionar desmaios e quedas de pressão.

Exercícios físicos que ajudam na digestão

  • A prática da Yoga é excelente para quem tem tireoide, pois faz com que o metabolismo trabalhe mais rápido e atribua um funcionamento melhor ao trato digestivo;
  • Os alongamentos massageiam os órgãos internos e auxiliam na passagem dos alimentos com mais facilidade;
  • Os abdominais ajudam a diminuir as flatulências.

Curtiu as dicas? Não deixe de realizar atividades físicas, ok? Procure seu médico especialista e saiba qual a melhor forma de se exercitar, a frequência recomendada, a alimentação necessária etc. Para assuntos referentes ao sistema digestivo, consulte nossa clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro.