Médica sorrindo | Cuidados para evitar hemorroidas

Cuidados para evitar hemorroidas

Elas são um assunto chato e que todo mundo costuma evitar, mas é preciso falar sobre as hemorroidas e resolver o problema antes de uma piora no quadro. Não há mistério ou motivos para se envergonhar: hemorroidas são apenas veias ao redor do ânus, que se dilatam durante o movimento intestinal e, geralmente, voltam ao tamanho normal.

O esforço repetitivo para evacuar pode dificultar esse retorno ao tamanho normal e provocar uma inflamação, causando um grande desconforto. Além da dificuldade para evacuar, outras coisas podem causar a inflamação das hemorroidas, como gravidez, diarreia, permanecer sentado por muito tempo e ter uma dieta pobre em fibras.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do estágio da inflamação. Nos casos cirúrgicos, a hemorroida inflamada é retirada. Isso causava um pós-operatório difícil, mas hoje as técnicas para cirurgias no aparelho digestivo estão bem mais desenvolvidas e menos doloridas, então não há motivos para adiar o tratamento.

É possível adaptar seus hábitos e evitar a inflamação das hemorroidas, para que não seja necessário nenhum tratamento médico:

Tenha uma alimentação rica em fibras

A principal causa de inflamações nas hemorroidas é dificuldade para evacuar, que acontece com quem não tem uma alimentação rica em fibras. Por isso é importante, para regular o seu intestino, consumir fibras diariamente, presentes em alimentos como feijão, ameixa, linhaça e pães integrais.

Use o papel higiênico da maneira correta

Qualquer coisa que irrite a região anal deve ser evitada, como passar o papel higiênico muitas vezes. O ideal mesmo é lavar a região com água e sabão após evacuar, e usar o papel somente para secar a região.

Tome cuidado com o sexo anal

É mentira que o sexo anal causa a inflamação nas hemorroidas, mas é muito importante que seja feito com camisinha e lubrificante, já que o ânus é menos preparado para ser distendido.

Não exagere na academia

Diferente do que muitas pessoas pensam, o ciclismo ou o hipismo não têm uma relação direta com a inflamação das hemorroidas, mas o halterofilismo (levantamento de peso) em excesso sim, e deve ser praticado com cautela.

Se você já está sentindo algum dos sintomas da inflamação ou viu sangue ao evacuar, não perca tempo. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais fácil é o tratamento. O IDigestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro>, tem proctologistas e cirurgiões profissionais para tratar dessa situação da forma mais confortável possível.