Mulher segurando um modelo de intestinos na frente do corpo | Conheça as doenças intestinais mais comuns

Conheça as doenças intestinais mais comuns

Os intestinos, localizados após o estômago, são uma parte importante do sistema digestivo, pois é onde ocorre a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes. Os problemas nessa região costumam ocorrer no intestino delgado, que é composto por três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. Apesar de normalmente ser saudável, é suscetível a algumas doenças intestinais, e devemos estar sempre atentos aos sintomas.

Em relação a problemas nos intestinos, a maior parte dos pacientes fala sobre obstrução no intestino delgado ou infecções por bactérias. Os sintomas e a gravidade de cada um variam de acordo com a pessoa. Saiba mais sobre as doenças intestinais mais comuns:

Infecções

São causadas por bactérias nocivas ou vírus que normalmente são contraídos através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Quando causadas por vírus, levam o nome de gastroenterite viral. Por vezes, os organismos infecciosos podem ser transmitidos de dentro do próprio corpo. Seus sintomas costumam ser prisão de ventre ou diarreia, cólicas frequentes e perda de apetite.

Obstrução intestinal

Nesse quadro, a passagem de alimentos ou líquidos é dificultada ou bloqueada, e tal fator pode ter diversas causas: tumores no intestino delgado, doenças inflamatórias, torção no intestino, hérnias, entre outros. Seus sintomas causam muito incômodo e desconforto, como inchaço no abdômen, dor abdominal, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, prisão de ventre, diarreia e excesso de gases.

Doença de Crohn

Infecção causada por uma resposta autoimune do organismo que afeta o sistema digestivo, afeta principalmente o íleo, e compromete todas as áreas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. Seus sintomas podem variar entre fraqueza, irritação no estômago, diarreia, vômitos, náuseas, inflamação nos olhos e até mesmo problemas de pele, como um pioderma gangrenoso (feridas na pele com aparência de vulcão) ou um eritema nodoso (nódulos avermelhados e dolorosos).

Doença celíaca

Causada pela intolerância ao glúten, provoca atrofia na mucosa do intestino e, automaticamente, dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos. A doença é uma condição crônica, autoimune e afeta crianças e adultos que possuam predisposição genética. Seus principais sintomas são dor abdominal, diarreia, distensão do abdômen, fraqueza, diminuição de apetite, queda de cabelo, anemia e perda ou dificuldade para ganhar peso.

Síndrome do Intestino Curto

Causada pelo mau funcionamento de grande parte do intestino delgado, costuma manifesta-se após a remoção cirúrgica do intestino delgado. Seu principal sintoma é a má absorção de nutrientes, que acaba resultando em outras complicações como desnutrição, dores abdominais, diarreias e fadiga.

Como tratar doenças intestinais

Se você sente algum incômodo ou algum dos sintomas relacionados, o ideal é buscar ajuda médica para verificar do que se trata e qual o melhor tratamento a seguir. No Instituto Digestivo, centro de gastroenterologia no Rio de Janeiro, você encontra profissionais capacitados para cuidar de você, avaliar seu quadro e indicar o tratamento ideal.