Mulher comendo salada | Formas de melhorar a pele com a alimentação

Formas de melhorar a pele com a alimentação

Os benefícios que alimentos proporcionam podem contribuir diretamente para a beleza da sua pele, cabelo e unhas. Sua pele é sua apresentação e ela é resultado da sua alimentação, pois os nutrientes presentes em seu corpo que ajudam a circulação sanguínea combatem inflamações e renovam a pele.

Alimentos mais leves, que possuem vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, melhoram o funcionamento do intestino e auxiliam na hora de bronzeado. Saiba conosco formas de melhorar a pele, mantendo-a linda e hidratada:

Alimentos para melhorar a pele

Reunimos alguns alimentos que podem ser consumidos regularmente e apresentar ótimos resultados em sua pele:

  • Salmão: Ótimo para o combate ao estresse, ansiedade e depressão, que são prejudiciais à pele. Além disso, o salmão é rico em ômega 3 e vitamina D, melhorando inflamações na pele.
  • Pimentões vermelhos: Rico em carotenoides, previne o surgimento de rugas e aumenta a circulação sanguínea da pele, auxiliando no combate às espinhas.
  • Mamão papaia: Com grande quantidade de vitamina C e E e betacaroteno, possui efeitos positivos na redução de acnes. A vitamina C também auxilia na proteção da pele contra danos causados pelo sol.
  • Cenoura: Excelente para clarear manchas e rica em vitamina A, a cenoura evita o excesso de produção de células na camada exterior da pele que gera a oleosidade e também reduz as chances de desenvolver câncer de pele.

Dicas para o dia a dia

Certos hábitos diários não afetam sua rotina e fazem bem para sua saúde e aparência da sua pele, confira:

  • Reduza o consumo de açúcar, pois esse pode gerar problemas cutâneos, principalmente quando se consome muitos alimentos gordurosos, impedindo a pele de respirar da melhor maneira.
  • Evite bebidas alcoólicas com frequência.
  • Limpe e hidrate sua pele pelo menos duas vezes ao dia, de acordo com seu tipo de pele.
  • Ingira bastante água. O recomendado é 2 litros de água por dia, o que vai hidratar sua pele de dentro pra fora.
  • Utilize filtro solar mesmo em dias nublados ou chuvosos.
  • Evite fumar, pois o hábito destrói a vitamina C que mantém as fibras de colágeno presas à pele.

Sua alimentação é importante!

Hábitos alimentares ditam como todo seu organismo funciona. É importante ter uma dieta balanceada e rica dos nutrientes necessários para seu bem-estar geral. Caso sinta algum incômodo, consulte um especialista. O Instituto Digestivo, centro de gastroenterologia no Rio de Janeiro possui profissionais que podem lhe auxiliar. Não hesite em marcar sua consulta!