O que é azia e porque sentimos - Instituto Digestivo

O que é azia e porque sentimos

Sabe aquela sensação de algo queimando que vem subindo do tórax até a garganta? Isso é a azia. Em algumas recorrências, esse sintoma pode se transformar em uma dor e se expandir também pelo peito e pescoço. Mas por que sentimos isso? Existem vários motivos. Hoje vamos explicar para você todos eles e sanar as dúvidas sobre o assunto.

A azia é causada pelo mau funcionamento da esfíncter, cuja função é facilitar a passagem do alimento do esôfago para o estômago. Após essa etapa, a válvula deve se fechar para reter o que foi ingerido e evitar que o suco gástrico saia. Quando essa atividade não funciona corretamente, acontece o refluxo de ácido gástrico.

Fatores que desencadeiam a azia

A azia é um problema que, na maioria dos casos, pode ser evitado. Confira algumas dicas que o Instituto Digestivo separou para você:

Exagero na alimentação

Comer e/ou beber demais é uma das causas mais comuns da azia e certamente todo mundo já passou por isso uma vez na vida. Ingerir determinados alimentos em excesso também podem irritar o seu estômago, são eles:

  • bebidas gaseificadas;
  • bebidas alcoólicas;
  • frituras;
  • café;
  • chocolate;
  • ketchup e mostarda;
  • vinagre;
  • alimentos ácidos no geral;
  • molho de tomate;
  • pimenta.

Horários certos para se alimentar

Ficar muito tempo de estômago vazio também aumenta as chances de desenvolver a azia. Isso acontece porque o ácido gástrico fica acumulado e pode irritar o final do esôfago. O ideal é ingerir alimentos de 3 em 3 horas, não precisa ser uma refeição completa, mas um pequeno lanche como uma fruta, por exemplo.

Exercícios após a refeição

Se você acabou de comer, esqueça qualquer tipo de atividade física. A movimentação aumenta as chances de refluxo, pois o alimento ainda não foi digerido corretamente e a produção de ácido gástrico está alta em função da digestão. Se foi só um lanchinho, espere ao mínimo 40 minutos. Se foi uma refeição completa, espere cerca de duas horas.

Como tratar a azia

Você sabia que até a forma como você mastiga pode influenciar no surgimento da azia? Se você conseguir triturar bem os alimentos na mastigação, você facilita o trabalho do estômago, que irá produzir menos ácido gástrico.

Se a sua azia não quer ir embora de jeito nenhum, o diagnóstico deve começar com a ida a um gastroenterologista. A consulta começará com uma série de perguntas sobre os sintomas para depois realizar os exames e testes laboratoriais. Lembrando que o primeiro passo para eliminar a azia é através da mudança de hábitos alimentares. É necessário atuar em conjunto com o seu gastro para que o refluxo não volte.

O Instituto Digestivo conta com uma equipe multidisciplinar de gastroenterologistas dispostos a atende-lo! Nossas especialidades abrangem endoscopia digestiva, gastroenterologia, colonoscopia, CPRE, cirurgia do aparelho digestivo, proctologia e videolaparoscopia. Agende uma consulta conosco!